Jovem paraense cria ‘Matapi ecológico’ e vira destaque nacional

sergio 31 de março de 2014 0
Jovem paraense cria ‘Matapi ecológico’ e vira destaque nacional

jovem ganA estudante Regiane Alves, moradora da cidade de Abaetetuba, interior do Pará, teve seu projeto exibido para todo o Brasil através do Caldeirão do Huck – programa da Rede Globo. A menina recebeu nota máxima de todos os jurados pelo projeto ‘Matapi Ecológico’. Todo feito com material biodegradável, o matapi é um artefato de pesca de camarões, que foi remodelado pela estudante para capturar apenas camarões graúdos.

“Minha ideia de fazer esse projeto surgiu a partir do momento que identifiquei a pesca de camarões pequenos em minha comunidade e, com isso, o ciclo de vida dos camarões diminuía. Com o aumento do espaçamento entre as talas, aumentou a qualidade do camarão, ficando apenas os camarões grandes”, contou Regiane.

E além de preservar a natureza, a implementação do projeto do Matapi Ecológico contribui para o desenvolvimento econômico local. Se antes os pescadores recebiam R$ 25 por cinco quilos de camarões pequenos vendidos nas feiras locais, hoje eles recebem R$ 40 por três quilos de camarões grandes.

Portal Amazônia

Leave A Response »